ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Hyper-V é gratuíto, o que isso significa? (Já com infos do WS2012 RC)

Olá Pessoal,

A idiea deste post, é esclarecer um pouco a questão sobre o Hyper-V e o que significa dizer que ele é gratuíto. Durante o ITCamp que eu e o Fabio Hara entregamos em todo o Brasil nos últimos meses, nós falamos bastante sobre virtualização, e ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que conheciam o Hyper-V, mas que não conheciam seus limites, opções de instalação e como nós nos comparamos aos competidores. Na verdade, algumas pessoas ficam impressionadas quando falamos que o Hyper-V é gratuíto e algumas até pensam “Se é gratuíto, não deve ser bom”. Vamos lá…

A primeira coisa a se explicar é a diferença entre Windows Server 2008 R2 e Microsoft Hyper-V Server 2008 R2. O Windows Server 2008 R2 é o Sistema Operacional da Microsoft que é comercializado hoje. Com ele você tem diversas funções de servidores como Active Directory, IIS (Web Server), RDS (Remote Desktop Services) e muitos outros, como o próprio Hyper-V. Temos também diversas Features como NLB (Network Load Balance), Failover Cluster e muitos outros. O Hyper-V, neste caso, é uma das possíveis funções que o Windows Server 2008 R2 pode desempenhar.

O Hyper-V está disponível em praticamente todas as edições, sendo as principais: Standard, Enterprise e Datacenter. Porém, há também uma edição chamada Microsoft Hyper-V Server 2008 R2. Esta versão nada mais é do que o Windows Server em modo Server Core (Não possui interface gráfica) e apenas com a função de Hyper-V (Já vem habilitada) e Failover Clustering. A ideia de ter um SO com essas configurações é simples:

- Menor superfície de ataque pois não possui interface gráfica. Isso impacta também no desempenho que acaba sendo melhor nesta configuração, mesmo para o Windows Server 2008 R2.

- Menor número de atualizações, pois como não há outras funções, não é preciso atualizar nada além do que o SO possui. Na verdade, quando olhamos para o número de atualizações, percebemos que o número é extremamente baixo.

Um dos pontos importantes que sempre destacamos no Hyper-V é com relação aos limites do mesmo. Abaixo, uma tabela com as informações de limites do Hyper-V no Windows Server 2008 R2. Veja que os limites para o Hyper-V Server e Windows Server são os mesmos. Aproveitei e já coloquei as informações do Windows Server 2012, que estarão no Hyper-V Server 2012.

Sistema

Recurso

Windows Server 2008 R2

Windows Server 2012

Host

Processadores Lógicos

64

320

Memória Física

1TB

4TB

vCPUs por Host

512

2048

Host NUMA

SIM

SIM

VM

vCPUs por VM

4

64

Memória por VM

64GB

1TB

VMs Ativas por Host

384

1024

Guest NUMA

NÃO

SIM

Cluster

Máximo de Nós

16

64

Máximo de VMs por Cluster

1000

4000

O Hyper-V Server que pode ser baixado gratuitamente do site da Microsoft possui exatamente estes limites acima. Você pode estar se perguntando, então: Se o Hyper-V é gratuíto, por que eu iria comprar o Windows Server para virtualizar meus servidores. A resposta para isso está neste post.

Agora, quando comparamos isso com competidores é importante perceber algumas diferenças. Vou utilizar como exemplo, o limite de memória por VM do Hyper-V comparado a solução da VMWare:

Recurso Windows Server 2008 R2 Windows Server 2012 VMWare ESXi 5.0 VMWare vSphere 5.0 Enterprise Plus
Memória por VM 64GB 1TB 32GB 1TB

Esse é um bom exemplo de comparação. O Hyper-V, independente de se utilizado no Windows Server ou no Hyper-V Server tem os mesmos limites, ou seja, se você comprou o Windows Server ou não, você pode utilizar o Hyper-V e mesmo assim ter o limite total do Hypervisor. Veja que no modelo da VMWare você também tem o limite de 1 TB de memória por VM, mas isso não é possível com a versão gratuíta do produto. Para o ESXi 5.0 o limite de memória que você pode colocar para uma VM é 32GB.

Veja a comparação completa de limites entre as soluções da Microsoft e VMWare:

Sistema

Recurso

Windows Server 2008 R2

Windows Server 2012

VMWare ESX 5.0

VMWare vSphere 5.0 Enterprise Plus

Host

Processadores Lógicos

64

320

160

160

Memória Física

1TB

4TB

32GB

2TB

vCPUs por Host

512

2048

2048

2048

VM

vCPUs por VM

4

64

8

32

Memória por VM

64GB

1TB

32GB

1TB

VMs Ativas por Host

384

1024

512

512

Guest NUMA

NÃO

SIM

SIM

SIM

Cluster

Máximo de Nós

16

64

N/A

32

Máximo de VMs por Cluster

1000

4000

N/A

3000

Isso também acontece com diversos recursos do Hypervisor. Um exemplo importante é a migração de VMs sem downtime. Essa tecnologia é conhecida no Hyper-V como Live Migration. Na VMWare é conhecida como vMotion. O detalhe é que o vMotion não está disponível se você utiliza apenas ESXi. No Hyper-V, Live Migration está disponível até na versão Hyper-V Server.

A mensagem final deste post é: O Hyper-V possui características muito interessantes, é gratuíto, e mesmo assim é um produto extremamente robusto. Recomendo fortemente que você teste o Hyper-V e tire suas próprias conclusões.

Para conhecer a versão 2008 R2 do Hyper-V: Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 SP1

Para conhecer o Release Candidate do Windows Server 2012: Windows Server 2012 RC Datacenter

Para conhecer as novidades do Windows Server 2012 Release Candidate: Documentação

Até mais!

5 Responses to Hyper-V é gratuíto, o que isso significa? (Já com infos do WS2012 RC)

  1. Fabio Santos says:

    Tenho uma dúvida, o recurso hyper-v replica está disponivel somente no Windows server 2012 ou o Hyper server tem esse recurso tambem?

  2. Fabio Santos says:

    Obrigado pela resposta, mas estou com uma maquina com o Hyper-V, criei 2 maquinas virtuais e está tudo funcionando.
    Não estou encontrando essa opção de replica, tenho que habilitar alguma coisa?

  3. Lucas says:

    Olá, você sabe me dizer se a ainda há limitação de memória no ESXI? Se houver, essa limitação é por host (servidor) ou por VM (máquina virtual)? Tenho um servidor com 64 GB, queria instalar o ESXI nele!

    • vrapolinario says:

      Olá Lucas, nosso foco aqui é Windows Server. Recomendo que você de uma olhada no site da VMware para ter a resposta.
      Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>