ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Basic ou Standard? Com que Máquina Virtual eu vou no Azure?

Olá Pessoal,

Uma das coisas que deixa dúvidas quando você está criando uma Máquina Virtual no Microsoft Azure é a opção de Basic ou Standard, veja:

Mas afinal, o que significa isso? A diferença entre Basic e Standard é pequena, mas pode ser relevante caso você queira utilizar alguma configuração que só está disponível no Standard.

Basicamente (Desculpe o trocadilho), a Máquina Virtual Basic não tem os recursos de Load Balance e AutoScale. Além disso, Máquinas Virtuais Standard tem mais opções de tamanho de Máquina. Além disso, existe uma diferença de preço entre as duas categorias, mesmo para Máquinas Virtuais com o mesmo tamanho, veja:

Na tabela acima, você pode verificar que existe uma pequena diferença para o mesmo tamanho de Máquinas Virtuais Basic e Standard. A tabela acima está com os valores em U$ e para o Datacenter do Brasil. Para mais informações, acesse: http://azure.microsoft.com/en-us/pricing/details/virtual-machines.

Se você já sabe de antemão que não irá necessitar dos recursos de Load Balance e AutoScale, e que estes tamanhos de Máquina Virtual atendem suas necessidades, você pode optar por uma Máquina Virtual Basic. Veja que se você precisar alterar esta configuração, isso é possível. Na console de gerenciamento do Azure, você deverá selecionar a Máquina Virtual e clicar em “Configure”, veja:

Veja porém que caso você faça a alteração a Máquina Virtual pode ser alterada:

Nos próximos posts, vou explicar como configurar o Load Balance e AutoScale nas Máquinas Virtuais do Azure.
Até mais!

2 Responses to Basic ou Standard? Com que Máquina Virtual eu vou no Azure?

  1. Fabio says:

    Quanto sairia por mês uma máquina basic?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>