ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Affinity Groups no Microsoft Azure.

Olá pessoal,

Se você já utilizou o Microsoft Azure, sabe que existem diversas regiões onde você pode alocar o recurso que está querendo criar. Por exemplo, para criar uma Máquina Virtual, você pode selecionar em qual datacenter você gostaria de criar esta VM, veja:

O que poucos sabem é que como estes datacenters são gigantescos, mesmo estando dentro do mesmo datacenter, estes recursos criados podem estar relativamente distantes entre sí. Por exemplo, 2 Máquinas Virtuais que precisam “falar” entre si podem ficar distantes e não ter a performance esperada. E esse não é o pior caso. Outro exemplo é a conta de storage que armazena os VHDs das Máquinas Virtuais em um local do datacenter e a execução da VM em outro. Para evitar esse tipo de situação, existem os Affinity Groups.

A ideia do Affinity Group é alocar os recursos que pertencem a este Affinity Group o mais próximo possível dentro de um Datacenter. Isso vale para vários recursos. Para criar um Affinity Group, vá em Settings no portal de gerenciamento do Azure e clique na aba Affinity Groups. Clique em “Add” na parte inferior:

Quando você for criar os recursos, ao invés de selecionar a região, você poderá selecionar o Affinity Group. Pensando em Máquinas Virtuais, existem 2 recursos que fazem muito sentido colocar em um Affinity Group. O primeiro é a conta de Storage. No momento de criação da conta de storage, ao invés de selecionar a região, selecione o Affinity Group, veja:

Outro recurso que é interessante colocar neste Affinity Group é a Virtual Network. Isso por que quando você for criar uma Máquina Virtual, ao invés de selecionar a região ou até mesmo Affinity Group, você colocará a Virtual Network que esta VM deverá estar, garantindo assim que esta Virtual Network esteja no Affinity Group. Veja:

Veja que quando você for criar a Máquina Virtual, você deverá indicar a Virtual Network:

Repare também que na imagem acima, a conta de storage também está no mesmo Affinity Group que a Virtual Network, garantindo assim que todos os recursos estarão o mais próximos possível um do outro.

Espero que tenham gostado da dica.
Até mais!

3 Responses to Affinity Groups no Microsoft Azure.

  1. Eu estava pensando em fazer um artigo sobre isso! Show!

    E essa parte que falou é MUITO importante:

    Outro recurso que é interessante colocar neste Affinity Group é a Virtual Network. Isso por que quando você for criar uma Máquina Virtual, ao invés de selecionar a região ou até mesmo Affinity Group, você colocará a Virtual Network que esta VM deverá estar, garantindo assim que esta Virtual Network esteja no Affinity Group

  2. Patrick Melo says:

    Parabéns Vinícius,

    seus posts sempre são esclarecedores e motivadores ao estudo.

  3. vrapolinario says:

    Valeu Rafael e Patrick! Não é todo post que tem comentários de peso… rs…
    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>