ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

NUMA e Dynamic Memory no Hyper-V.

Olá Pessoal,

Hoje estava conversando com meu irmão sobre NIC Teaming em um ambiente de Hyper-V em Cluster, e depois de discutirmos isso fomos olhar outras configurações e uma das coisas que me chamou a atenção era a configuração de Hardware dos Hosts. No caso do servidor em questão é um servidor com 2 Processadores, 12 Núcleos e 24 Logical Processors com 128 GB de RAM. Um servidor de respeito. Veja abaixo: (Obs.: Isso é um Hyper-V Server rodando em produção)

Na tela acima você pode verificar, além da configuração de Processador e Memória, que o gráfico de processador está dividido em 2. Isso por que foi selecionado a opção de mostrar NUMA Nodes.

Neste Cluster rodam diversas VMs e algumas delas com configurações grandes, como por exemplo uma VM, que roda uma aplicação importante, e tem 12 Virtual Processors e 32 GB de RAM. Quando temos configurações grandes como esta, é importante tomar cuidado com alguns detalhes. No caso desta máquina, por exemplo, veja a configuração:

Repare que a VM tem 12 Virtual Processors. Veja o que acontece quando colocamos 13 Virtual Processors:

V vai utilizar o que chamamos de vNUMA (Virtual NUMA) onde a VM recebe a informação de que ela está operando em NUMA, podendo a aplicação tomar a “melhor decisão” de onde colocar os processos e escrever em memória. Mas voltando ao assunto, vNUMA não é suportado com Dynamic Memory. Por isso, se você tentar alterar a configuração de UMA para NUMA, o Dynamic Memory não pode ser utilizado.

De fato, se a aplicação não é NUMA aware, o ideal é o modelo UMA, pois assim evita-se problemas de desempenho na VM. A questão então é identificar quanto uma VM pode ter de tamanho dentro de um Host para que não mude a arquitetura para NUMA. Para isso, você pode verificar o seguinte:

Na imagem acima, está indicado que a VM está configurada para utilizar 2 NUMA Nodes, e que um único NUMA Node dentro deste Host possui 12 Processors e 64GB de RAM.

Espero ter ajudado com esta dica.
Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>