ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Opções de Storage para Hyper-V

Olá Pessoal,

Esses dias, entrei em uma discussão sobre opções de Storage para pequenas e médias empresas que não tem budget para adquirir um dispositivo de storage de alta capacidade e performance. A discussão colocava ainda a opção da VMware com o vSphere Virtual Appliance (VSA). Não quero entrar aqui no mérito de o que é melhor, Fiber Channel, iSCSI ou SMB3, mas sim colocar as opções de storage de baixo custo para pequenas e médias empresas.

Quando falamos de pequenas e médias empresas, normalmente são casos onde qualquer investimento tem que ser muito bem pensado pois, 1: Provavelmente este investimento será o único em um bom tempo e 2: Por conta desta falta de investimento, você terá que conviver por um longo período com as ferramentas disponíveis.

No caso do Hyper-V, temos algumas opções de storage que vão desde o mais simples até ambientes bem complexos e consequentemente mais caros. Vamos analisar as opções:

- Disco Local do Servidor:
Essa é a opção mais simples que você pode encontrar. Utilizar discos locais para armazenar as VMs. Obviamente, você terá algumas limitações, mas mesmo assim você pode ter uma performance satisfatória. E com tecnologias do Windows Server 2012 R2, pode extrair mais deste ambiente do que parece. A recomendação é que você possa pelo menos isolar os discos do servidor para que a performance da VM não seja influenciada pelo Host e vice-versa. Veja as possibilidades:

Para muitas empresas, executar as Máquinas Virtuais em discos locais é o suficiente. Veja que recursos importantes como Redundância de Discos, Hyper-V Replica e outros estão disponíveis mesmo nesta opção. É a partir daqui que a discussão começa a variar, dependendo do ponto de vista. Veja por que:

A VMware tem uma solução de Storage chamada VSA. O VSA existe pois no modelo de funcionamento de storage de um Host ESXi, para que uma VM seja visível a mais de um Host e você possa ter HA, vMotion e etc, o storage tem que ser compartilhado. A opção é ter um storage compartilhado, que na VMware pode ser Fiber Channel, FCoE, iSCSI ou NFS. Porém para muitas empresas, isso sai muito caro. Com isso, empresas SMB podem utilizar o VSA. Veja que o VSA deve ser licenciado a parte e só está disponível a partir do Essentials Plus, o que nos coloca de novo na posição complicada de budget disponível.

O que o VSA faz é apresentar uma unidade lógica para o Datastore acessível ao host ESXi, mas atrás deste datastore você tem discos locais de servidores distintos. Se um dos servers cai, a VM está rodando em um Datastore compartilhado e o processo de HA entra em funcionamento. No meu ponto de vista, vejo um problema básico nisso. A replicação desse storage é síncrona! Isso significa que, via rede, a VM vai gravar em 2 discos de 2 servidores distintos. Isso pode afetar a performance, mas por se tratar de uma solução para pequenas e médias empresas, pode não ser um problema. Além disso, se você fizer o desenho correto da infraestrutura, esse problema pode ser controlado, mas novamente requer investimento.

Colocando aqui o meu ponto de vista: A partir do momento que HA se torna uma obrigatoriedade e um investimento é necessário, a questão toda já está errada no desenho dessa solução, pois você está usando os discos do servidor que também é o Host de Virtualização. Isso só faz sentido em empresas que tem 2 servidores e o investimento em um terceiro servidor está completamente fora de questão. Para mim, um desenho correto de solução de HA começa com 3 componentes: 2 Hosts e 1 Storage. Esse storage pode ser um dispositivo de storage ou um servidor mesmo.

Para não deixar esse post muito longo, vou parar por aqui e continuar em um segundo post. No próximo post vamos explorar as opções de Storage nativas no Windows Server.
Fique à vontade para fazer comentários e colocar sua opinião também!

Até mais!

One Response to Opções de Storage para Hyper-V

  1. Aqui uso 1 server só na sorte e no backup e hyper-v uso umas máquinas mas nada de importante, tenho backup necessário que nem precisa ser diário, mas como não tenho storage tenho 7 discos em meu servidor + DVD, 4 sata III e 4 SATA II, sendo SSD para SO, SSD para Hyper-V, SSD para sistema de contabilidade – HD para backup – HD para Dados de Outlook e dados normais da empresa e usuários. Mas também acho que o ambiente tem que ser 2 hosts e 1 storage. Belo Post e eu fico com Hyper-V + Server 2012 R2 (top).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>