ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Por que um profissional Microsoft (da Microsoft) se certifica em VMWare?

Olá Pessoal,

Quem me acompanha pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais, viu que na semana passada eu fiz o treinamento ICM (Install, Configure and Manage) 5.1 da VMware. E ontem, coloquei a seguinte imagem em meu Facebook:

A certificação VCA – VMware Certified Associate – Datacenter Virtualization é a primeira da família de certificações VMware. Depois desta prova, o caminho natural é fazer o VCP – VMware Certified Professional. Pretendo fazer essa certificação ainda em Dezembro.

A pergunta é: Por que?

V, System Center e Azure. Nesta função, assim como outros Technical Evangelists pelo mundo, faço entrega de diversos eventos técnicos que contam com a participação de profissionais de diversos clientes. Muitos deles, inclusive, utilizam tecnologias de concorrentes, como a VMware.

Há cerca de 1 ano, os gerentes da Microsoft na Corp propuseram um desafio para todos os TEs de Infra do mundo: Todos eles deveriam se certificar em Private Cloud Microsoft. E quem obtivesse esta certificação teria o curso ICM e a prova VCP da VMware subsidiada pela Corp. Além de um benefício, há um ponto muito importante por trás disso.

Quando estamos em um laboratório apresentando as soluções Microsoft para clientes que trabalham com nossos concorrentes, somos questionados em como a Microsoft se compara com este concorrente. E normalmente, estudamos as funcionalidades deste concorrente para poder responder a este tipo de pergunta. Mas mesmo assim, ainda é um profissional Microsoft falando da própria Microsoft. Quando coloco na mesa que possuo uma certificação VMware, e mostro que realmente entendo as funcionalidades, recursos e etc, deste concorrente, a conversa muda completamente. Nesse momento sou capaz de dizer tecnicamente as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. De novo, ainda é um profissional Microsoft falando da própria Microsoft, mas nesse momento eu tenho o que chamo de “respeito técnico” dos participantes do evento.

Isso tudo é muito importante pois em quase que 100% dos casos, os profissionais acabam trabalhando com uma tecnologia e não se preocupam em conhecer um concorrente. Eu sempre digo que um profissional muito bom, é aquele que conhece a fundo e em detalhes um produto que trabalha. É o chamado “Especialista”. O profissional de destaque, vai conhecer, não o produto, mas a tecnologia em que trabalha, sendo o produto um detalhe para que possa exercer sua profissão. É isso que busco me certificando em VMware.

Abraços!

9 Responses to Por que um profissional Microsoft (da Microsoft) se certifica em VMWare?

  1. Emerson says:

    FATO…..conhecendo como e a forma que trabalha o concorrente eleva nossa força de discussão. HP x Dell x IBM x NetApp x EMC ´este é o meu mundo e mais um pouco! Abraços

  2. Fabio says:

    Qual foi o procedimento que você obteve para tirar a certificação VCA?

    • vrapolinario says:

      Olá Fabio, no meu caso, fiz o ICM 5.1 e com isso o instrutor forneceu um voucher para a VCA. Mas basicamente, você tem que criar um usuário no site mylearn.vmware.com e solicitar a autorização para fazer essa prova. Depois é só marcar a prova na VUE.

      Abraços!

  3. Evilázaro says:

    Parabéns Vinícius!!

    Concordo 100% com você! Para que você tenha embasamento técnico para apresentar a solução Microsoft, conhecer o concorrente é fundametal.

  4. Leonardo says:

    Parabens!

  5. Vinicius, sensacional. 100%
    Mais sucesso. Sempre.
    []‘s

  6. Putz, que legal Vinicius, a dica é boa, precisamos mesmo saber do concorrente antes de mostrar apenas uma solução, no fim das contas o que vai ganhar é o custo benefício ou quem sabe apenas o Custo.

  7. Fabio says:

    Mais uma dúvida

    Eu pesquisei, com a Microsoft se você fez o curso ou não a Microsoft te da a liberdade de você estudar o material que bem entender e onde quiser para tirar a certificação.

    Pelo menos a VCP eu pesquisei e você precisa obrigatoriamente fazer o curso para ter o ID para fazer a certificação.

    Isso procede?

  8. Primeiramente respondendo o amigo Fabio, sim, para obter o certificado VCP, é obrigatório o curso ICM, Fast Track (Não disponível no Brasil) ou o Optimize and Scale. Caso você não tenha uma experiência com VMware, faça o ICM. Você até pode fazer a prova antes do curso, porém você não receberá o certificado enquanto não fazer o curso. Sobre a prova VCA, em foruns na internet são encontrados vouchers de 100% (No meu caso, eu sou VCA-DCV e VCA-CLOUD sem pagar absolutamente nada, graças ao voucher) e lembrando que as provas VCA são onlines, direto do site da VUE.
    Sobre o artigo, concordo plenamente, no meu caso estou estudando pra tirar a VCAP-DCA\DCD que são as duas certificações avançadas da VMware, porém estou me preparando pra tirar certificações de Hyper-V e System Center, já que o mercado demanda um profissional com um perfil que trabalhe com as duas soluções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>