ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Black Friday e Microsoft Azure!

Olá Pessoal,

Estamos no final de Setembro, e logo mais é época de Black Friday. E provavelmente, uma das coisas que vem a mente são sites fora do ar. Como pessoas técnicas, todos nós sabemos por que isso acontece. Mas explicar isso para alguém de negócio e até mesmo convencer esse pessoal de negócio de como resolver o problema é complicado. Pensando nisso, estamos fazendo uma série de vídeos sobre como a Nuvem, e no caso o Microsoft Azure, podem ajudar a sua empresa a não ficar com o site fora do ar durante a Black Friday!

Espero que tenham gostado! Divulguem para quem acharem necessário!
Até mais!

By

Você está se programando para o fim do suporte ao Windows Server 2003?

Olá Pessoal,

Hoje em dia quando converso com clientes, percebo que muitos já estão aderindo aos produtos mais novos de servidores como Windows Server 2012. Alguns ainda estão utilizando o Windows Server 2008 R2, mas a tendência é muito positiva.

Mas vale lembrar sempre que os produtos tem um prazo de suporte. E o Windows Server 2003, que ainda é utilizado com aplicações legadas, ainda está em muitas empresas. A questão é que o WS 2003 perde totalmente o suporte em 14 de Julho de 2015. Isso significa que você tem menos de 1 ano para se preparar.

Pensando nisso, a Microsoft compilou diversas informações em um portal onde você pode encontrar diversas informações sobre suporte, ferramentas para migração e muito mais… Para acessar: http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/products/windows-server-2003/defaultb.aspx. Não deixe de acessar, conferir o conteúdo e se prepare para a migração o quanto antes!

Até mais!

 

By

Atenção Rio de Janeiro! #ITCamp está chegando!

Olá Pessoal,

Vocês pediram e nós ouvimos… O #ITCamp está de volta à estrada! Em Agosto estivemos em Porto Alegre e o pessoal compareceu em peso!

E agora é a vez do Rio de Janeiro! No dia 08 de Outubro estaremos eu e o Fabio Hara falando sobre Nuvem Híbrida com System Center e Azure para vocês!

Para se registrar no evento, acesse: https://msevents.microsoft.com/cui/EventDetail.aspx?culture=pt-BR&EventID=1032596618&IO=NhrV30VkRKvtSo1O7%2bvCzQ%3d%3d.

Vejo vocês lá!
Aguardem que em breve teremos outras cidades também!
Até mais!

By

Azure Preview – Migration Accelerator!

Olá Pessoal,

Recentemente, a Microsoft adquiriu uma empresa chamada InMotion que possuía um expertise muito interessante de migração de Workloads para Cloud. Essa aquisição resultou em um serviço do Microsoft Azure que está em Preview fechado chamado Migration Accelerator.

A ideia é que com este serviço você poderá migrar Servidores Físicos, Máquinas Virtuais em Hyper-V ou VMware até mesmo Máquinas Virtuais que estão rodando em AWS para o Azure. Basicamente, este serviço fará todo o processo de conversão do servidor ou VM para uma VM no Azure. Para entender melhor como o serviço funciona, dê uma olhada neste post: http://azure.microsoft.com/blog/2014/09/04/introducing-microsoft-migration-accelerator/.

Se você quiser se cadastrar para participar do Preview fechado, acesse: http://azure.microsoft.com/en-us/features/migration-accelerator/.
Até mais!

By

Relatos de alguns dias usando o Surface Pro 3…

… e a experiência é ótima!

Olá Pessoal,

Se você já viu alguma apresentação minha, provavelmente, você já viu a máquina que trabalho no dia a dia. Trata-se de um Sony Vaio Duo 11. Um pouco depois de ganhar esse brinquedo da minha esposa, o Rafael Bernardes e eu fizemos um vídeo mostrando a máquina:

E agora eu estou com um Surface Pro 3. Mais precisamente, o meu é o Surface Pro 3 com processador i5 e 128GB de disco.

Bom, as especificações de hardware são diferentes, mas no final eu não utilizava muita coisa do hardware do Sony Vaio e o Surface com essa configuração me atende sem nenhum problema.

Existem alguns pontos importantes para quem tinha uma máquina como o Sony Vaio Duo 11. O primeiro é que o teclado desta máquina era ABNT2. Parece besteira, mas quando você conecta um teclado externo que você comprou no Brasil e também é ABNT2, não tem que fazer configuração nenhuma. Já o Surface não é vendido no Brasil e o teclado é o modelo United States English International. Quando você conecta um teclado externo, você tem que ter duas configurações de teclado. Basicamente, uma tecla, mas faz diferença.

Outra coisa é que o Sony Vaio Duo 11 tinha 1 porta VGA, 1 porta HDMI e uma porta de Rede física. Com isso, eu que faço muitas apresentações não precisava me preocupar com adaptadores de rede ou de vídeo. Já o Surface tem apenas wifi e uma porta Mini-Display Port. Com isso tenho que andar com um adaptador para VGA e vou ter que comprar um para HDMI. De novo, detalhe. Mas eu não tinha esse tipo de preocupação. Agora, algumas coisas realmente não tem o que falar.

A primeira é com relação ao teclado Type Cover que para o Surface 3 é com Backlight. Animal. Com relação à teclado não preciso mais de um teclado externo. Esse teclado, além de fino e servir como capa para o Surface é muito confortável.

A tela de 12″ é outra coisa animal. A versão 1 e 2 do Surface tinham uma tela de 10.6″. Com a tela de 12″ ele continua pequeno e leve, mas a tela ficou muito mais funcional. Eu tenho um monitor adicional no escritório da empresa, mas acabo usando a tela do Surface como tela principal pois ela é excelente!

A caneta é de tirar do sério de tão legal. Além de extremamente precisa, a interação com o OneNote é fantástica. Se você apertar o botão uma vez, o OneNote abre e você começa a escrever na hora! Se você apertar 2 veszes, ele abre a tela de captura e joga para o OneNote. Animal!

O KickStand é perfeito! Independente de onde você estiver, você consegue ter um bom angulo para ver a tela. No Surface 1 era apenas uma posição. No Surface 2, duas posições. No 3, você tem várias opções para colocar o angulo da tela, e isso facilita muito para quem usa o tablete no colo para escrever com o teclado.

Enfim, como falei o Surface não é vendido no Brasil. Mas estou muito contente de utilizá-lo. Se você tiver a chance de ir para o EUA (Ou algum mercado que tenha o Surface) recomendo fortemente que você faça o investimento. Acho que não vai se arrepender!

Até mais!