ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

System Center Configuration Analyzer – Valide sua instalação!

Olá Pessoal,

A instalação dos componentes do System Center apesar de bem documentada no site do TechNet, pode ser um processo complexo dependendo do ambiente que se está planejando. E as vezes iniciamos a utilização sem validar se a instalação e configuração inicial está ok. Pensando nisso, a Microsoft lançou o System Center Configuration Analyzer.

O Configuration Analyzer funciona em cima do Microsoft Baseline Configuration Analyzer 2.0 e pode analisar todos os componentes do System Center 2012 R2:

App Controller
Configuration Manager
Data Protection Manager (DPM)
Operations Manager
Orchestrator (plus Service Provider Foundation)
Remote Console Connect
Service Management Automation
Service Manager
Service Reporting
Virtual Machine Manager (VMM)

O procedimento para gerar os relatórios é muito simples. Após instalar o Microsoft Baseline Configuration Analyzer 2.0, instale o System Center Configuration Analyzer. Na tela do MBCA, selecione o relatório do System Center Configuration Analyzer e indique a máquina que você quer analisar. O MBCA irá detectar o componente instalado e irá gerar o relatório com Erros e Warnings. Se você quiser, também pode verificar quais itens você está em conformidade com as recomendações.

Para baixar o Microsoft Baseline Configuration Analyzer 2.0: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=16475.

Para baixar o System Center Configuration Analyzer: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=41555.

Até mais!

By

Novas versões Linux suportadas em Hyper-V!

Olá Pessoal,

Depois do último post sobre Licenciamento de Máquinas Virtuais Linux em Hyper-V, algumas pessoas me questionaram sobre o que é realmente suportado no Hyper-V. A primeira informação importante, antes de falar sobre isso é esclarecer que: Uma coisa é funcionar, outra é suportar.

Funcionar, significa que você vai instalar um SO ou aplicação em uma VM no Hyper-V e tudo vai funcionar. De fato, provavelmente a maior parte dos SOs que você tentar instalar no Hyper-V, vai funcionar. E se o SO funcionar, é mais provável ainda que a aplicação funcione. Agora, o suporte é outra coisa.

Suportar, significa que se você tiver algum problema após a instalação, a Microsoft vai ajudar você a resolver o problema de sua VM com o Hyper-V. Muitos fornecedores, se aproveitam destas terminologias e dizem que “suportam” diversas distribuições Linux/Unix e até mesmo versões de Windows que não são suportadas nem pela própria Microsoft.

Tudo isso, é para dizer que recentemente nós alteramos a matriz de suporte para Linux com Hyper-V. Se você tem Máquinas Virtuais Linux e gostaria de rodar com Hyper-V, não deixe de conferir a documentação de suporte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn531030.aspx.

Até mais!