Opções de Storage para Hyper-V – Parte 3

Olá Pessoal,

Este é o último post da série de posts sobre storage para empresas de pequeno e médio porte. E para finalizar, vamos falar sobre o que talvez seja a solução mais simples para empresas pequenas e médias. Estamos falando do SMB3. Se você não sabe o que é SMB, recomendo dar uma olhada aqui. Para simplificar, quando você compartilha uma pasta no Windows Server 2012 ou 2012 R2, você pode utilizar CIFS ou SMB3. Caso você opte por SMB3, este compartilhamento também pode hospedar alguma aplicação, que pode ser Hyper-V, SQL ou arquivos tradicionais. No caso do Hyper-V, isso significa que você pode armazenar uma máquina virtual em um caminho como \\nomedoservidor\compartilhamento\.

Antes de falar do SMB3, vamos dar uma olhada nos recursos de storage que grandes corporações tem acesso com dispositivos de alta performance:

- Storage Tiering
- Data deduplication
- RAID resiliency groups
- Pooling of disks
- High availability
- Persistent write-back cache
- Copy offload
- Snapshots

Todos os recursos acima, tradicionalmente, ficam disponíveis apenas em dispositivos de storage extremamente caros. Estes recursos permitem que as organizações tirem o máximo proveito de sua arquitetura de armazenamento, mas apenas grandes empresas conseguem acesso a estes recursos pois estes dispositivos tem um custo muito elevado.

O interessante disso tudo é que você já viu nos posts anteriores, que existem opções de baixo custo bem interessantes que permitem que você utilize o Hyper-V com recursos de storage que apenas grandes empresas poderiam ter acesso. Já o SMB3, comparativamente, não vai trazer muitas novidades. Vejam:

A grande diferença está na implementação. A implementação de um storage SMB3 com todos estes recursos é extremamente simples e, diferente de FC e iSCSI, não há necessidade de hardware especial. (Obs.: iSCSI em teoria não precisa de hardware especial, mas você só poderá usufruir de todas as capacidades com hardware iSCSI)

Para ajudar vocês a entenderem os benefícios do SMB3, separei alguns links:

- SMB 3.0 Features: http://support.microsoft.com/kb/2709568/en-us
- Hyper-V com SMB3: http://blogs.technet.com/b/yungchou/archive/2012/09/10/windows-server-2012-hyper-v-over-smb-explained.aspx
- Scale out File Server: http://blogs.technet.com/b/filecab/archive/2013/12/05/to-scale-out-or-not-to-scale-out-that-is-the-question.aspx

Além dos links acima, separei alguns também que são interessantes, já que estamos trazendo para dentro do Windows Server algumas funções de storage:

- Storage Spaces: http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh831739.aspx
- Deduplicação de Dados: http://blogs.technet.com/b/filecab/archive/2012/05/21/introduction-to-data-deduplication-in-windows-server-2012.aspx

E para fechar, um documento com todas as features de Storage do Windows Server 2012 R2: http://download.microsoft.com/download/9/4/A/94A15682-02D6-47AD-B209-79D6E2758A24/Windows_Server_2012_R2_Storage_White_Paper.pdf

Espero que tenham gostado de todo o conteúdo desta série de posts.
Até mais!