ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Drops 2012 #05 – Novidades de Cluster no Windows Server 2012

Olá Pessoal,

Espero que gostem!
Até mais!

By

Windows Server 2012 com Minishell

Olá Pessoal,

Um dos recursos que tem chamado a atenção no Windows Server 2012, é a possibilidade de remover ou adicionar a interface gráfica do servidor quando necessário. Isso é interessante por que você pode fazer toda a configuração necessária no servidor e depois mudá-lo para o modo conhecido como Server Core. O que muita gente não sabe é que existe um outro modo chamado MiniShell.

A diferença de Server Core e Minishell são os recursos gráficos disponíveis. No Server Core, você tem apenas o PowerShell e Prompt de Comando. Já no Minishell, você tem estes recursos e mais o Server Manager e MMC. Isso faz total diferença no gerenciamento do dia a dia.

Para remover ou adicionar a interface gráfica, você pode utilizar o Server Manager:

ServerGUI

Ou, se você preferir, pode fazer isso via Powershell com os seguintes comandos:

- Remove-WindowsFeature Server-GUI-Shell

É importante lembrar que você deverá reiniciar o servidor para aplicar a mudança. Para habilitar via Powershell:

- Add-WindowsFeature Server-GUI-Shell

Para entender o que você terá em cada opção de instalação, veja a tabela abaixo:

ServerGUI02

Espero que tenham gostado das dicas!
Até mais!

By

ITCamps estão de volta, mas fique atento!

IT Camp

Olá Pessoal,

Sim, os ITCamps estão de volta! E esse ano eu e o Fabio Hara faremos a entrega dos eventos pelo Brasil. Na verdade, já iniciamos a entrega de alguns eventos fechados.

Esse ano os ITCamps estão um pouco diferente. Para proporcionar uma melhor experiência com os produtos, e atendendo muitas requisições de quem participou em outras edições:

- Hands on Lab: Isso foi bastante pedido pelos que participaram do evento anteriormente. Em todas as cidades que pudermos, não vamos simplesmente fazer o evento. Vamos fazer o evento com Hands on Lab. A ideia é que o participantes possa colocar a mão na massa e o evento seja mais interativo.

- Talvez tenhamos um pouco menos de eventos do que no ano fiscal passado, mas ainda assim, devemos atender grande parte do território Brasileiro. Ao longo do tempo, vamos dizendo por onde estamos para que você possa participar e interagir conosco.

- Esse talvez seja um dos pontos de atenção, se você pretende participar do ITCamp em sua região. Como os eventos serão de Hands on Lab,o número de vagas está super limitado. Na verdade, quando abrirmos as inscrições para os eventos, devemos fazer alguns convites pontuais para clientes da região onde estamos indo. Após essa primeira chamada, devemos abrir para o público. Então, se você deseja participar, fique atento as chamadas!

Agora, o ponto mais legal na minha opinião, é o conteúdo do evento. Nós atualizamos o conteúdo que está sendo entregue para abordar o Hyper-V do Windows Server 2012 no tema Virtualização e colocamos também novidades do Windows Server 2012 e Windows 8. Além disso, teremos um ITCamp de Nuvem Privada com System Center 2012. Tenho certeza que quem participar vai gostar bastante.

Até mais!

By

FreeBSD com suporte no Hyper-V

Olá Pessoal,

O pessoal do Porta 25 fez um post falando do suporte do SO Linux FreeBSD em Hyper-V. De fato, esta distribuição Linux se baseia em Red Hat, que já é suportado em Hyper-V, o que facilitou bastante, imagino. Mas vale a pena conferir o post aqui.

Vale lembrar que as novas versões de Linux, independente do suporte, funcionam em Hyper-V. A Microsoft vem colaborando com o Kernel do Linux para que os Integration Services de Linux estejam no Kernel e todas as distribuições façam uso disso. Com isso, qualquer SO Linux com versão de Kernel a partir do 3, já funcionam em Hyper-V.

Até mais!

Atualização: Após observação dos leitores Bruno Lopes e Carlos Teles, gostaria de corrigir a informação: FreeBSD é baseado em UNIX, uma vertente do BSD. Para mais informações: http://www.freebsdbrasil.com.br e http://www.freebsd.org/about.html.

By

Voltando a rotina… Com um Relax da semana…

Olá Pessoal,

Se você visita esse humilde blog de vez em quando, deve ter percebido que não tivemos muitas atualizações ultimamente. Bom, a questão é que estive em um treinamento na Microsoft em Seattle/Redmond, e isso combinou com o começo do ano fiscal da Microsoft. Enfim, passada essa primeira leva de coisas para fazer, é hora de voltar a blogar. E para isso, resolvi mostrar algo que vi andando pelo campus da Microsoft em Redmond:

WP_001304Ver isso no corredor da empresa, deve dar uma vontade de voltar para casa e ligar o XBOX… não dá?

E isso estava na loja da Microsoft, no prédio 92:

WP_001305

Essa moto foi feita pelo pessoal da OCC (programa da Discovery que cria motos customizadas) para o jogo Gears of War 3. Olha, a moto é linda viu…

Bom, é isso… em breve, mais novidades para vocês.
Até mais!