ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Novas versões Linux suportadas em Hyper-V!

Olá Pessoal,

Depois do último post sobre Licenciamento de Máquinas Virtuais Linux em Hyper-V, algumas pessoas me questionaram sobre o que é realmente suportado no Hyper-V. A primeira informação importante, antes de falar sobre isso é esclarecer que: Uma coisa é funcionar, outra é suportar.

Funcionar, significa que você vai instalar um SO ou aplicação em uma VM no Hyper-V e tudo vai funcionar. De fato, provavelmente a maior parte dos SOs que você tentar instalar no Hyper-V, vai funcionar. E se o SO funcionar, é mais provável ainda que a aplicação funcione. Agora, o suporte é outra coisa.

Suportar, significa que se você tiver algum problema após a instalação, a Microsoft vai ajudar você a resolver o problema de sua VM com o Hyper-V. Muitos fornecedores, se aproveitam destas terminologias e dizem que “suportam” diversas distribuições Linux/Unix e até mesmo versões de Windows que não são suportadas nem pela própria Microsoft.

Tudo isso, é para dizer que recentemente nós alteramos a matriz de suporte para Linux com Hyper-V. Se você tem Máquinas Virtuais Linux e gostaria de rodar com Hyper-V, não deixe de conferir a documentação de suporte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn531030.aspx.

Até mais!

By

Windows Azure is on Fire!!! Novas imagens de Oracle e Tamanhos de Máquinas Virtuais!

Olá Pessoal,

Dois anúncios importantes sobre Windows Azure! O primeiro é que seguindo com a parceria já anunciada com a Oracle, novas imagens de Máquinas Virtuais foram adicionadas ao Windows Azure. Estas novas imagens suportam Oracle Database 12c, Weblogic Server 12c, Java Plataform. Isso tanto em Windows Server como Oracle Linux.


Lista com todos as imagens disponíveis no Windows Azure IaaS.

Além disso, um novo tamanho de Máquina Virtual está disponível:


Novo Tamanho de Máquina Virtual A5.

Esse tamanho de máquina tem o seguinte custo:

Instancia Preço por Hora
A5 Cloud Services

$0.45

A5 Virtual Machines (Windows)

$0.51

A5 Virtual Machines (Non-Windows)

$0.41

 

Para ver mais informações sobre Máquinas Virtuais Oracle no Azure, acesse aqui.
Para conferir mais informações sobre preços de Máquinas Virtuais no Azure, acesse aqui.
Espero que tenham gostado das novidades

By

FreeBSD com suporte no Hyper-V

Olá Pessoal,

O pessoal do Porta 25 fez um post falando do suporte do SO Linux FreeBSD em Hyper-V. De fato, esta distribuição Linux se baseia em Red Hat, que já é suportado em Hyper-V, o que facilitou bastante, imagino. Mas vale a pena conferir o post aqui.

Vale lembrar que as novas versões de Linux, independente do suporte, funcionam em Hyper-V. A Microsoft vem colaborando com o Kernel do Linux para que os Integration Services de Linux estejam no Kernel e todas as distribuições façam uso disso. Com isso, qualquer SO Linux com versão de Kernel a partir do 3, já funcionam em Hyper-V.

Até mais!

Atualização: Após observação dos leitores Bruno Lopes e Carlos Teles, gostaria de corrigir a informação: FreeBSD é baseado em UNIX, uma vertente do BSD. Para mais informações: http://www.freebsdbrasil.com.br e http://www.freebsd.org/about.html.