ADM de Redes

Um Blog sobre o dia a dia do Administrator de Redes e Servidores Microsoft

By

Quer cursos de Nuvem Privada Microsoft?

Olá Pessoal,

Muita gente me pergunta sobre cursos de System Center e Nuvem Privada e realmente estes cursos não são tão comuns como cursos de Windows Server e até Hyper-V. Resolvi então (Com a ajuda do Fabio Hara) fazer um apanhado dos cursos de System Center que estão focados em Nuvem Privada no MVA:

Proteção de Dados e Servidores em ambiente de Nuvem Privada – Aqui.

Nuvem privada: alta disponibilidade e recuperação – Aqui.

Gerenciamento de Infraestrutura de Updates para Nuvem Privada – Aqui.

Gerencie dispositivos com o System Center 2012 – Aqui.

Automatize processos com System Center Orchestrator – Aqui.

São boas horas de estudo, então aproveite!
Até mais!

By

Por que um profissional Microsoft (da Microsoft) se certifica em VMWare?

Olá Pessoal,

Quem me acompanha pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais, viu que na semana passada eu fiz o treinamento ICM (Install, Configure and Manage) 5.1 da VMware. E ontem, coloquei a seguinte imagem em meu Facebook:

A certificação VCA – VMware Certified Associate – Datacenter Virtualization é a primeira da família de certificações VMware. Depois desta prova, o caminho natural é fazer o VCP – VMware Certified Professional. Pretendo fazer essa certificação ainda em Dezembro.

A pergunta é: Por que?

V, System Center e Azure. Nesta função, assim como outros Technical Evangelists pelo mundo, faço entrega de diversos eventos técnicos que contam com a participação de profissionais de diversos clientes. Muitos deles, inclusive, utilizam tecnologias de concorrentes, como a VMware.

Há cerca de 1 ano, os gerentes da Microsoft na Corp propuseram um desafio para todos os TEs de Infra do mundo: Todos eles deveriam se certificar em Private Cloud Microsoft. E quem obtivesse esta certificação teria o curso ICM e a prova VCP da VMware subsidiada pela Corp. Além de um benefício, há um ponto muito importante por trás disso.

Quando estamos em um laboratório apresentando as soluções Microsoft para clientes que trabalham com nossos concorrentes, somos questionados em como a Microsoft se compara com este concorrente. E normalmente, estudamos as funcionalidades deste concorrente para poder responder a este tipo de pergunta. Mas mesmo assim, ainda é um profissional Microsoft falando da própria Microsoft. Quando coloco na mesa que possuo uma certificação VMware, e mostro que realmente entendo as funcionalidades, recursos e etc, deste concorrente, a conversa muda completamente. Nesse momento sou capaz de dizer tecnicamente as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. De novo, ainda é um profissional Microsoft falando da própria Microsoft, mas nesse momento eu tenho o que chamo de “respeito técnico” dos participantes do evento.

Isso tudo é muito importante pois em quase que 100% dos casos, os profissionais acabam trabalhando com uma tecnologia e não se preocupam em conhecer um concorrente. Eu sempre digo que um profissional muito bom, é aquele que conhece a fundo e em detalhes um produto que trabalha. É o chamado “Especialista”. O profissional de destaque, vai conhecer, não o produto, mas a tecnologia em que trabalha, sendo o produto um detalhe para que possa exercer sua profissão. É isso que busco me certificando em VMware.

Abraços!